NOSSA HISTÓRIA
´
O projeto de extensão “Procura-se um leitor” nasceu de uma rica experiência com o escritor Demétrio Panarotto. Em setembro de 2017, ele ofereceu uma oficina de escrita criativa para alunos do Colégio de Aplicação - UFSC, participantes do projeto “Confraria Literária do CA-UFSC: incentivo à Leitura e ativismo cultural”. Foram três manhãs intensas de trabalho de leitura e processo de escrita, com atividades que investigaram estilos e possibilidades de criação. O resultado é o livro “livres somos versos”, publicado em versão impressa e e-book.
O impacto da produção revelou uma demanda de trabalho: a escrita criativa. Então, em 2018, as professoras Arlyse Silva Ditter e Isabela Melim Borges, realizaram seis encontros experimentais. Eram oficinas de escrita crítica e criativa. Naquele momento, por solicitação dos participantes, o objeto de estudo eram os poetas de Instagram da cidade de Florianópolis. Escritores jovens que usam a rede como suporte para suas publicações.
Analisamos seus estilos, entrevistamos pessoalmente todos, investigando o processo criativo de cada um. Inspirados nesses encontros, os alunos produziram seus poemas e submeteram à seleção para a antologia “Procura-se um leitor: poemas”, publicado em versão impressa e e-book.
Em 2019, o projeto ganhou mais uma integrante a professora Ana Carina Baron Engerroff. Escritores de Santa Catarina continuavam a ser o foco do trabalho, estruturado a partir de experiências de escrita criativa de renomados escritores como Marcelo Spalding e Luis Antônio Assis Brasil.
Também no ano de 2019, o projeto passou a ser foco de discussão de dois grupos de pesquisa da UFSC: o NUPILL, coordenado pelo prof. Dr. Alckmar Luis dos Santos e o GEPEDiM - coordenado pela profª Drª Jilvania Bazzo, grupos que a professora Arlyse Silva Ditter, coordenadora do “Procura-se um Leitor”, faz parte.