Sobre o Projeto
sobre o projeto
O Começo
Desde 2013, o projeto “Confraria Literária do CA - UFSC: incentivo à leitura e ativismo cultural”, ouve de seus participantes comentários sobre a vontade de ter contato com a escrita criativa e crítica. Em 2017, o projeto promoveu a primeira dessas oficinas, com o escritor Demétrio Panarotto. O resultado foi tão revelador e empolgante que tornou-se a antologia “livres somos versos”.
O Processo
Em 2018, organizamos uma série de 6 oficinas com os interessados do Ensino Médio e Fundamental II. Atendemos às solicitações de estudar a poética de escritores contemporâneos de SC, os que publicam no Instagram. Então, além de destrinchar o texto antes, durante e depois dos encontros, os participantes puderam conversar sobre a criação literária e descobrir que não existe só um caminho para escrever.
O Resultado
Os encontros frutificaram em resenhas e poemas. Esses últimos reunidos na obra “Procura-se um leitor: poemas”, lançado em abril de 2019. Tal publicação deu às professoras Arlyse Ditter, Ana Carina Baron e Isabela Melim a certeza de estar diante de um projeto cheio de gente interessante, porque interessada.
2019
No ano de 2019 o projeto de pesquisa e extensão “Procura-se um Leitor” foi ao encontro novamente da literatura contemporânea de SC e aprofundou-se nos conceitos de escrita criativa, da crítica literária. Tivemos a leitura e a participação dos seguintes escritores: Alckmar Luis dos Santos, Marcelo Labes e do coletivo ABRASABARCA. As três professoras contaram com a colaboração de Demétrio Panarotto (UNISUL) e do grupo de pesquisa NUPILL ( CCE -UFSC). O projeto teve a participação de duas bolsistas PIBIC-EM: Mariah de Lima Wallendorf e Emyllyn Ferreira.
2020
O projeto ganha uma nova coordenação, a profesossora Jilvania Lima dos Santos Bazzo. Ela engaja-se ao projeto, aproximando-o às suas ações e discussões acerca da Didática junto ao trabalho com GEPDiM (MEN-UFSC),que ela também coordena. A professora Arlyse Silva Ditter levou o projeto para seu Doutorado em Literatura -UFSC e junto com Isabela Melim Borges segue atividades em meio a pandemia da COVID-19. A colaboração do NUPILL-(CCE-UFS) , de Demétrio Panarotto e Ana Carina Baron Engerroff mantém -se em várias trocas. Artistas e escritores de SC são recebidos virtualmente.
Conheça a Equipe
Jilvania Lima dos Santos Bazzo
Suas primeiras letras foram as estrelas e as nuvens suas palavras-imagem, carregadas de sentidos. Do céu para os livros, cercada pelas montanhas da cidade de Itatim na Bahia onde nasceu, o encontro com os escritores Castro Alves, Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Clarice Lispector e Cecília Meireles se deu ainda na infância. Cursou Letras, uma especialização em Texto e Gramática, Mestrado e Doutorado em Educação. Considera que ensinar a ler é responsabilidade de todas as áreas do conhecimento. É professora de Didática na graduação e na Pós do PPGE/UFSC. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e suas Multidimensões - GEPDiM.
Legenda: Professora Jilvania Lima dos Santos Bazzo
Arlyse Ditter
Aprendeu a ler com 4 anos e foi devorando bibliotecas por onde passava. Até que viu que podia desvendar os segredos dos textos e multiplicar os devoradores como ela, sendo professora. Fez Letras e Mestrado em Educação. Tornando-se professora do CA-UFSC, criou dois projetos para promover a leitura e a escrita: Confraria Literária e Procura-se um Leitor.
Isabela Melim
Foi introduzida à leitura por Liége, sua avó querida. Leu tudo o que podia e o que não podia das estantes de Liége. Com 12 anos dava aulas para a vizinhança no sótão da garagem de casa. Tem paixão por poesia. Fez Letras, mestrado em Literatura Brasileira e está terminando o doutorado na mesma área. Se realiza na sala de aula.
Ana Carina Baron
Quando criança, adorava quando chegavam pelo correio pacotes do "Círculo do livro". Mas foi só maior que o gosto pela leitura lhe pegou de jeito. E aí, não teve volta: primeiro o curso de Letras, depois o mestrado em Teoria Literária e mais muitos anos sendo professora. Sempre que consegue passar um pouco dessa paixão pelos livros aos outros, se sente realizada!
Legenda: Arlyse Ditter, Isabela Melim e Ana Carina, respectivamente.